Sáb, 28 Set
16:00
a Sáb, 09 Nov 2024
17:30
Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil
Exposição
Gigantes Frágeis
Exposição de Miguel Antunes
LER MAIS
EXPOSIÇÃO GIGANTES FRÁGEIS, DE MIGUEL ANTUNES
Exposição | Sáb, 28 set - 16h00 – inauguração | Casa do Brasil
ter a sáb das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Patente até 9 de novembro
Sinopse
Qual o valor de uma árvore? É a reflexão que proponho em “Gigantes Frágeis”. Convido-vos a devolver o olhar sobre as árvores, da sua importância até à relação que nós, Humanidade, mantemos com elas. Procuro confrontar o visitante com o natural/vegetal, questionar a facilidade com que hoje se corta uma árvore ou até mesmo uma floresta inteira…
Através dos trabalhos expostos, pretendo sensibilizar para a identidade que cada árvore transporta em si, acrescentar novos olhares e formas de representação que partem do natural e são diretamente transpostas para a obra de arte, como no caso de “Mapas da Terra” - um conjunto de desenhos onde se expõe a ferida resultante do corte de um olival de 23 hectares; ou em “Ramos de Vida”, onde se explora o confronto e a aproximação entre árvore e ser humano.
Como podemos defender a sustentabilidade se continuamos a cortar e a desprezar as árvores?
Entre exterior e interior, recrio o espaço do museu como lugar de transição e acolhimento, espaço que permite a ligação entre Natureza e Humanidade. O campo de trabalho parte do conceito de “Site-specific” ou “Art in-Situ”: a interação entre obra e lugar, desenho e realidade. Assim, a exposição é composta por pintura, fotografia e instalação de elementos naturais que complementam a leitura e acrescentam significado aos trabalhos. Estes elementos, colhidos durante a observação e trazidos para a mesa de trabalho, são pedaços da realidade que transportam consigo a energia dos lugares e convocam o momento de criação.
“Gigantes Frágeis” deseja ser mais que uma exposição, é um espaço onde podemos refletir sobre a nossa relação com a Natureza, pensar a forma como encaramos o natural e o seu tempo sobre nós, revelar como as nossas manifestações diárias podem influenciar, alterar, condicionar e destruir a vida vegetal e, consequentemente, a nossa. Porque, na verdade, não vivemos separados, mas unidos por linhas subtis que nos entrelaçam a todos.
E afinal, qual o valor de uma árvore?
Miguel Antunes
Setembro de 2024
Informações: “Gigantes Frágeis”, primeira exposição individual de Miguel Antunes, estará patente na Casa do Brasil / Pedro Álvares Cabral, em Santarém, de 28 de setembro a 9 de novembro, de 3.ª a sábado das 9h00-12h30 e das 14h00 às 17h30. Durante este período, está prevista a realização de uma séria de atividades, como por exemplo, caminhadas, yoga, meditação, a apresentação do livro “Árvores que se comem” de Fernanda Botelho, prova de chás e a plantação de árvores em colaboração com o Município de Santarém. A programação destas atividades será lançada no dia da inauguração e partilhada nos meios institucionais.
Sáb, 16 Nov
17:00
a Sáb, 04 Jan 2025
17:30
Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil
Exposição
Calcular na Areia 1 (Ciclo de Exposições), de Arte Código
com John Klima & André Sier, Margarida Sardinha, Mónica Pedro, Sofia Silva, Owari Stray, Thaisa Rana, Tiago Rorke
LER MAIS
Calcular na Areia 1 (Ciclo de Exposições), de Arte Código, com John Klima & André Sier, Margarida Sardinha, Mónica Pedro, Sofia Silva, Owari Stray, Thaisa Rana, Tiago Rorke
Artes Eletrónicas | Sáb, 16 nov | 17h00 – inauguração
ter a sáb das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Casa do Brasil
Patente até 4 de janeiro
Sinopse
calcular na areia é um ciclo criativo de residências de investigação em artes eletrónicas, biológicas e experimentais que origina exposições, oficinas, eventos e obras coletivas. Projeto arte-ciência que visa criar cultura contemporânea e atrações públicas em artes eletrónicas e novos meios associado à preservação e resiliência tecnológica e ecológica.
Ficha Artística
Projeto e produção ArteCódigo | Co-produção e apoio financiamento Câmara Municipal de Santarém | Direção ciclo André Sier | Gestão de projeto Mónica Pedro | Curadoria Eunice Mestre | Equipa produção/comunicação Rita Conde, Thaisa Rana, Mónica Pedro, Eunice Mestre | Design, webdesign s373.net/x, ArteCódigo | Fotografia, vídeo Rita Carvalho, Ana Herdeiro, André Sier, Tiago Rorke, Thaisa Rana | Apoio à divulgação Câmara Municipal de Santarém, parcerias | Apoio hardware e software s373.net/x, MILL, ArteCódigo | Artistas John Klima, Margarida Sardinha, Tiago Rorke, Rosemary Lee, Miguel Carvalhais, André Rangel, Miguel Soares, Ferdinand Meier, Inês Castanheira, Patrícia Nazaré Barbosa, Sofia Silva, Owari Stray, Pedro Lavouras, Thaisa Rana, Michael Straeubig, Mónica Pedro, Miguel Rondon, Adriana Sá, André Sier (mais artistas a confirmar até Oct24) | Assistentes pedagógicos André Sier, John Klima, Tiago Rorke, Eunice Mestre, Thaisa Rana, Owari Stray | Assistentes residências, visitas guiadas João Reis, Patrícia Nazaré Barbosa | Parcerias Oficinas do Convento, Zaratan, CMMafra, Obsolete.Studio, MILL, … (mais parcerias pendentes até concurso DGArtes Outubro 2024)
Programação com o apoio da República Portuguesa - Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses