Sex, 08 Nov
a Dom, 17 Nov 2019

Espaços Públicos

Gratuito


ORG.
Co-Produção Santarém Cultura, Diocese de Santarém e Santa Casa da Misericórdia de Santarém


Espaços Públicos
Música

FOS

Festival de Órgão de Santarém
A segunda edição do Festival de Órgão de Santarém aposta numa perspetiva heterogénea e multidisciplinar, tendo em vista a abertura e comunicação da cultura organística com outras áreas criativas da sociedade. Entre os dias 8 e 17 de novembro, nos seis órgãos da cidade irão apresentar-se reputados organistas do panorama nacional e internacional, jovens talentos e músicos que exercem a sua atividade na região.

Este desígnio culturalmente enriquecedor manifesta-se desde logo no concerto de abertura com a participação de Pedro Caldeira Cabral (guitarra portuguesa) e António Esteireiro (órgão), onde a aparente improbabilidade do dueto dará lugar à surpreendente riqueza do resultado, abraçados pela bela acústica da Igreja de N. Sra. de Marvila.

Paulo Bernardino estará a solo na Igreja da Piedade, aqui com o abraço acolhedor deste templo, detentor de um instrumento que prova que o tamanho é apenas um parâmetro extra para sua grandeza. Na Igreja de S. Nicolau é a vez de Fabiana Magalhães (soprano) e Rui Soares (órgão) colocarem à prova as capacidades do instrumento existente nesta igreja em repertório português do século XVII praticamente inédito.

De assinalar o concerto dos Moços do Coro sob a direção de Nuno Almeida que nos trarão as sonoridades da polifonia antiga em diálogo com a improvisação ao órgão de Jorge García (Espanha) na Igreja da Misericórdia.

Na Catedral de Santarém o órgão mostrar-se-á terá no género concerto, onde a Orquestra Filarmonia das Beiras se fará acompanhar pela organista Laura Silva Mendes.

O encerramento do festival será na Eucaristia dominical do dia 17 de novembro com a Schola Cantorum sob a direção de Pedro Rollin Rodrigues e David Paccetti ao órgão.

Para reforçar o carácter multidisciplinar do festival, esta edição irá contar em cada concerto com a presença de um artista da região a criar em tempo real inspirado pelo evento, seja em forma de pintura ou desenho, seja de forma literária.

Nos sábados do festival haverá ainda uma visita guiada às seis igrejas que serão palco dos eventos em dois périplos que contarão com a presença de músicos e entidades da região, mas incluindo também notas sobre o património musical e edificado.

Igreja de Nª Sra. de Marvila

Igreja de Nª Sra. da Piedade

Igreja de S. Nicolau

Igreja de Santa Maria da Alcáçova

Igreja da Misericórdia

Catedral de Santarém
FOS