Sex, 29 Nov
10:00

Convento de São Francisco

Classificação Etária: M/7
Público Alvo: Escolas
Duração: 119 minutos
Gratuito



Convento de São Francisco
Oficinas/Masterclasses/Artes de Rua/Artes Plásticas

Caça-Texturas

Miguel Horta
Munidos de grandes folhas de papel, lápis de cera e barras de grafite, os participantes desta oficina partem em busca de texturas e sinais pelas ruas e paredes da cidade, em lojas, em jardins e em praças. Nessa busca, caçam-se baixos-relevos de motivos variados ou texturas naturais.

No fim da manhã, reúne-se a coleção que se conseguiu “caçar” nas folhas de papel, falando sobre a sua origem e função. E porque não montar uma exposição? Os participantes são convidados a procurar e descobrir uma cidade invisível, estimulando o olhar atento e a sua relação com o desenho.

Biografia

Miguel Horta, 1959. É um Pintor que se dedica à partilha e comunicação com o Outro, daí que a sua intervenção se estenda à mediação cultural (museus, bibliotecas públicas e escolares, bairros problemáticos e estabelecimentos prisionais, ruas e praças). Horta é ainda autor/ilustrador de literatura infantojuvenil (Pinok e Baleote- PNL, Dacoli e Dacolá-PNL e Rimas Salgadas - PNL). Escreveu a peça Retratinho de Amílcar Cabral (Teatro Mosca) e Logo à noite no lago Van (CAM/Fundação Calouste Gulbenkian). Com Aldara Bizarro construiu o espetáculo Baleizão, o valor da memória (em circulação). Contador de histórias, intervindo em contextos muito variados, frequentemente de exclusão, narrando com regularidade nas Palavras Andarilhas. Apresentou, recentemente, o espetáculo de narração oral Arribalé! (residência artística no O Espaço do Tempo). Formador na área da mediação leitora e mediação junto de necessidades educativas especiais. Integrou o projeto 10x10 do Programa Descobrir/ Fundação Calouste Gulbenkian, onde exerce com regularidade a sua atividade de mediador de museu nos diferentes núcleos museológicos. Em 2012 expôs “Troncos e marés” na Galeria Appleton Square (2012). Representado em diversas coleções de arte contemporânea, nomeadamente na coleção moderna do Museu Gulbenkian. Em outubro deste ano apresentou em conjunto com o A. E. S. Gonçalo (Torres Vedras) o projeto/laboratório Dilfícil Leitura, mediação leitora inclusiva, no Folio/Educa (Óbidos).

Ficha Técnica

Pintor e Mediador Cultural Miguel Horta

Oficina, Artes plásticas (desenho), intervenção urbana (artes de rua) | Classificação Etária M/7 | Duração 02h00 | Preço gratuito

Sex, 29 nov às 10h00

Local: Convento São Francisco
Caça-Texturas