Sáb, 16 Nov 2019
16:00

Centro Histórico

Classificação Etária: Todos
Gratuito



Centro Histórico
Música

FÓS 2019 | Programa Visita Orientada

II Festival de Órgão de Santarém 2019
Programa Visita Orientada – 16 de novembro

Rota dos Órgãos Históricos de Santarém, por Vera Duarte

Igreja Nª Sra. de Marvila,16h00

Canto e Órgão

Hélia Castro

Daniel Nunes

Mozart (1756-1791), Et incarnatus, da Missa em Dó menor

Baldassare Galuppi (1706-1785), Sonata em Ré menor:

Andante

Allegro

Largo

Allegro

Spirituoso

W. Gomez (1939-2000), Ave Maria

Igreja da Misericórdia,16h30

Órgão e Coro

Marta Cruz

Coro do Conservatório de Música de Santarém

Giuseppe de Marzi (1935*), Signore delle Cime (Coro)

James E. Moore (1951*), An Irish blessing (Coro)

Pedro de San Lorenzo (séc. XVII), Obra de 1er tono de registro de mano derecha (Órgão)

Edward Elgar (1857-1934), Ave Verum op. 2 nº 1 (Coro e Órgão)

Igreja de S. Nicolau,17h00

Órgão Solo

Lídia Correia

Dietrich Buxtehude (1637-1707), Canzonetta em Sol M Bux WV 172

Bernardo Pasquini (1637-1710), Partite Sopra la Aria della Folia da Espagna

Diogo da Conceição (1549-1597), Tento de Meio Registo Alto de 2º tom

Pedro de San Lorenzo (séc. XVII), Obra de 1er Tono de registro de mano yzquierda

Guided Tour Programme – 16th of November

Historical Organs of Santarém Route, by Vera Duarte

Igreja Nª Sra. de Marvila (Church), 4:00 p.m.

Voice and Organ

Hélia Castro

Daniel Nunes

Mozart (1756-1791), Et incarnatus, from Mass in C minor

Baldassare Galuppi (1706-1785), Sonata in D minor:

Andante

Allegro

Largo

Allegro

Spirituoso

W. Gomez (1939-2000), Ave Maria

Igreja da Misericórdia (Church), 4:30 p.m.

Organ and Choir

Marta Cruz

Coro do Conservatório de Música de Santarém (Choir)

Giuseppe de Marzi (1935*), Signore delle Cime (Choir)

James E. Moore (1951*), An Irish blessing (Choir)

Pedro de San Lorenzo (16th century), Obra de 1er Tono de registro de mano derecha (Organ)

Edward Elgar (1857-1934), Ave Verum op. 2 No. 1 (Choir and Organ)

Igreja de S. Nicolau (Church), 5:00 p.m.

Organ Solo

Lídia Correia

Dietrich Buxtehude (1637-1707), Canzonetta em G M Bux WV 172

Bernardo Pasquini (1637-1710), Partite Sopra la Aria della Folia da Espagna

Diogo da Conceição (1549-1597), Tento de Meio Registo Alto de 2º tom

Pedro de San Lorenzo (16th century), Obra de 1er Tono de registro de mano yzquierda

Hélia Castro

Natural do Porto iniciou os estudos de Canto aos 18 anos, no Conservatório de Gaia, com Mário Mateus, tendo concluído com 19 valores. Prosseguiu estudos com vários professores nacionais e estrangeiros, sendo os que mais influenciaram a sua formação: Isabel Alcobia, Claire Vangelisti, Hilde Zadek, Enza Ferrari e Marc Tardue. Frequentou cursos de aperfeiçoamento na Universidade de Aveiro, em Inglaterra e em Itália.

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em ópera, destacam-se as suas interpretações como Micaela, Norina, Rainha da Noite e Suor Angelica. Em oratória, as suas participações mais relevantes foram em: Missa em Dó Menor de Mozart, Glória de Vivaldi, Oratória de Natal de Saint-Säens e Te Deum de Dvorak.

Atuou com algumas conceituadas orquestras portuguesas, como Filarmonia das Beiras, Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa, Orquestra do Norte e Orquestra Clássica do Centro.

Tem-se apresentado em concertos em várias salas de espetáculo do país e do estrangeiro (Madrid, Paris, Itália, Alemanha e Reino Unido).

É licenciada em Medicina, assistente graduada em Medicina Geral e Familiar e é médica de família na Unidade de Saúde Familiar Cortes d’Almeirim.

Hélia Castro was born in Porto and started having singing lessons when she was 18, at the Conservatório de Gaia with Mário Mateus, having completed her course with a final grade of 19 (0-20 scale). She then studied with several Portuguese and foreign professors, being more strongly influenced by the following: Isabel Alcobia, Claire Vangelisti, Hilde Zadek, Enza Ferrari and Marc Tardue. She attended further training courses at Universidade de Aveiro and in England and Italy.

Hélia was awarded a Calouste Gulbenkian Foundation scholarship.

When it comes to opera, Hélia distinguishes herself in her acting as Micaela, Norinha, Queen of the Night and Suor Angelica. Regarding oratorio, her most significant participations were in: Mass in C minor from Mozart, Gloria from Vivaldi, Christmas Oratorio from Saint-Säens and Te Deum from Dvorák.

She performed with some prestigious Portuguese orchestras, such as the Orquestra Filarmonia das Beiras, the Orquestra of Escola Superior de Música de Lisboa, the Orquestra do Norte and the Orquestra Clássica do Centro.

Hélia has been performing in several concerts halls here in Portugal and also overseas (Madrid, Paris, Italy, Germany, and the United Kingdom).

She has a degree in Medicine, she is a graduate assistant in General and Family Medicine and she is also a family doctor at the Unidade de Saúde Familiar Cortes d’Almeirim.

Daniel Nunes

Iniciou os seus estudos musicais em Santarém, com a professora Prazeres Marçal. Em 2004 ingressou na escola de música “O Piano”, onde teve aulas de piano com David Colaço, Hélder Penedos, e Simões Ribeiro.

Em 2006 iniciou os estudos de Órgão com António Esteireiro no Instituto Gregoriano de Lisboa.

Em 2011 frequentou a licenciatura em Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de João Vaz.

Em 2012 estudou com Jos van der Kooy no Conservatório Real de Haia, na Holanda.

Em 2013 foi admitido na classe de Jacques van Oortmerssen, no Conservatório de Amesterdão. Aí terminou recentemente o seu mestrado em performance com Pieter van Dijk e Mathias Havinga, tendo como professor convidado Louis Robilliard.

Tanto em Portugal como na Holanda tem participado em vários projetos e concursos. Tem participado igualmente em cursos de aperfeiçoamento com os organistas Daniel Roth, Eduardo Bellotti, William Porter, Leo van Doeselaar, Jan Willem Jansen, Peter Planiavsky e Michel Bouvard.

Daniel Nunes started studying music in Santarém, with Professor Prazeres Marçal. In 2004, he joined the music school "O Piano", where he attended piano lessons with David Colaço, Hélder Penedos and Simões Ribeiro.

Two years later, he started studying Organ with António Esteireiro at Instituto Gregoriano de Lisboa.

In 2011, he entered an Organ Degree at Escola Superior de Música de Lisboa, under the guidance of João Vaz.

In 2012, he studied with Jos van der Kooy at the Royal Conservatoire The Hague, in The Netherlands.

In 2013, he was admitted to Jacques van Oortmerssen' class, at the Conservatorium van Amsterdam. There he finished his Masters in Performance with Pieter van Dijk and Mathias Havinga, and also Louis Robilliard as visiting professor.

Daniel Nunes has been participating in several projects and competitions, both in Portugal and in The Netherlands. He has also been participating in further training courses with the organists Daniel Roth, Eduardo Bellotti, William Porter, Leo van Doeselaar, Jan Willem Jansen, Peter Planiavsky and Michel Bouvard.

Marta Cruz

É Licenciada em Música, Área de Especialização em Performance, Órgão, pela Universidade de Aveiro, onde estudou com Edite Rocha e António Mota, tendo concluído na mesma instituição o Mestrado em Ensino de Música, Órgão. É diplomada em Órgão (Escola de Música Canto Firme, Tomar) e em Piano (Escola de Música do Conservatório Nacional, Lisboa). Possui Diploma Universitário de Músico Atuante da Universidade Marc Bloch de Estrasburgo.

Realizou vários concertos como organista em parceria com o Coro Misto da Associação Canto Firme de Tomar, destacando-se a obra Via Crucis, de Franz Liszt. Participou no Ciclo de Órgão na Misericórdia de Aveiro em 2011 e 2012. Tem participado em eventos e concertos nos Órgãos Históricos de Santarém.

É docente no Conservatório de Música de Santarém desde 2003, apresentando-se como organista em eventos e concertos promovidos por esta instituição.

É organista na Igreja Paroquial do Cartaxo e organista na Igreja Evangélica Alemã em Lisboa.

Marta Cruz holds a Degree in Music, specializing in Performance − Organ, by the Universidade de Aveiro, and a Masters in Music Teaching − Organ, where she studied with Edite Rocha and António Mota. She has a Degree in Organ (Escola de Música Canto Firme, Tomar), and Piano (Escola de Música do Conservatório Nacional, Lisboa) and she also holds a Degree as "Performing Musician" from the Marc Bloch University (Strasbourg).

She participated in several concerts as organist in collaboration with the Coro Misto da Associação Canto Firme de Tomar, where we can highlight the work Via Crucis by Franz Liszt. She was a part of the Ciclo de Orgãos na Misericórdia de Aveiro in 2011 and 2012, and she has also been participating in the Historical Organs of Santarém Festival.

She has taught at the Conservatório de Música de Santarém since 2003, where she is the organist at events and concerts.

In the meantime, she is also the organist at Igreja Paroquial do Cartaxo and Igreja Evangélica Alemã, in Lisbon.

Coro do Conservatório de Música de Santarém

O Coro do Conservatório de Música de Santarém foi fundado em fevereiro de 2008 e teve como seu primeiro diretor artístico o Prof. Hugo do Rosário, a que se seguiu o Prof. Miguel Dinis, sendo atualmente dirigido pelo Maestro, Prof. Nuno Pinheiro.

O Coro do Conservatório de Música de Santarém, ao longo do tempo, tornou-se uma Instituição referencial de cultura. Apresenta-se hoje como um coro misto, integrando elementos internos (Alunos, Professores, Colaboradores e Direção) e externos à Instituição, cantando com acompanhamento orquestral, instrumental ou a capella.

Durante estes anos as atuações foram diversificadas, participando o Coro em Audições, Espetáculos Solidários, Concertos de Natal, Concertos de Páscoa, Comemorações de 25 de Abril, vários Encontros de Coros, entre outros.

The Coro do Conservatório de Música de Santarém was founded in February 2018. Its first artistic director was Professor Hugo do Rosário, being now directed by the conductor and professor Nuno Pinheiro.

Over time this choir has become a cultural reference. They present themselves as a mixed choir − with internal (students, teachers, collaborators and administration) and external participants − singing with an orchestra, with instrumental or a capella.

Over the years the performances have been different, with the Choir participating in Auditions, Solidarity Concerts, Christmas Concerts, Easter Concerts, 25th of April Ceremonies, several Choir Congresses in Santarém and elsewhere.

Nuno Pinheiro - Maestro do Coro do Conservatório de Música de Santarém

Conductor of Coro do Conservatório de Música de Santarém (Choir)

Aos 12 anos iniciou estudos musicais de Clarinete no Conservatório Regional de Castelo Branco. Entre 2009 e 2011 ganhou o 1º Prémio na variante de Clarinete, no Concurso Interno de Instrumentistas e Canto, “Melhor Intérprete – CRCB 2009/2010” e uma Menção Honrosa no Concurso Interno de Instrumentistas e Canto – Melhor Intérprete 2010/2011.

Em 2013 concluiu a Licenciatura em Música, variante Formação Musical, na Escola Superior de Artes Aplicadas/Instituto Politécnico de Castelo Branco, e terminou o Curso Supletivo de Clarinete no Conservatório Regional de Castelo Branco (18 valores), Classe do Professor Pedro Ladeira.

Em 2018, Nuno Pinheiro, concluiu o Mestrado em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, nota final 18 valores.

No mesmo ano, escreveu o artigo científico “Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musical”, publicado na Revista Convergências. É professor de Formação Musical e Classe de Conjunto no Conservatório de Música de Santarém e Maestro do Coro deste Conservatório.

Desde 2015 é Maestro e Diretor Pedagógico da Escola de Música Sociedade Filarmónica de Tinalhas.

Nuno Pinheiro started studying clarinet when he was 12 at the Conservatório Regional de Castelo Branco.

Between 2009 and 2011, he won the first prize in clarinet at the Instrument and Singing Internal Competition, as “Best Performer – CRCB 2009/2010” and a Special Mention at the Singing Internal Competition – Best Performer in 2010/2011.

In 2013, he concluded a Degree in Music (Musical Training) at the Escola Superior de Artes Aplicadas/Instituto Politécnico de Castelo Branco, and he also did a further training course in Clarinet, with a grade of 18 (0-20 scale), at the Conservatório Regional de Castelo Branco.

In 2018, Nuno Pinheiro concluded a Masters in Music Teaching - Musical Training and Chamber Music at the Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, with a grade of 18 (0-20 scale).

On the same year, he wrote the article “Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musical”, published by the Magazine Convergências. He also became a musical training teacher at the Conservatório de Música de Santarém and the Choir conductor at that same institution.

Since 2015 he has been the Conductor and Pedagogical Director of the Escola de Música Sociedade Filarmónica de Tinalhas.

Lídia Correia

Estudou Órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional onde concluiu o 8º grau na Classe de Rui Paiva.

Estudou baixo contínuo com Cremilde Rosado Fernandes e órgão com António Mota e António Esteireiro.

É Licenciada em Ensino de Música (performance órgão) pela Universidade de Aveiro onde estudou com Edite Rocha. Fez cursos e masterclasses com José Luís Uriol, Graham Barber, Nicholas Roger, Franz Stoiber, Hans-Ola Ericsson e Johannes Landgren.

Como organista tem colaborado com diversas paróquias do distrito de Santarém no âmbito do acompanhamento litúrgico e apresenta-se em diversos eventos e concertos promovidos pelos conservatórios onde leciona sendo de destacar a obra Gabriel`s Message de Miguel Diniz com o Conservatório de Música de Santarém (2010). Participou no II Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão em Constância em 2017 e no I Festival de Órgão de Santarém em 2018. Acompanhou o Coral Concórdia da Associação Concórdia Música em concertos sendo de destacar a obra Trinity te Deum de Eriks Esenvalds em 2018.

É docente da disciplina de órgão no Conservatório de Música de Santarém e Conservatório Regional de Castelo Branco desde 2010 e no Conservatório de Música do Choral Pydellius desde 2016.

Estudou canto com Isabel Bíu e José Carlos Xavier. Colaborou com diversas associações no âmbito da música coral e apresenta-se em eventos e espetáculos de diversas temáticas, sendo de destacar mais recentemente a colaboração com a Associação Concórdia Música nos projetos Ópera e Napolitanas, Broadway e Concórdia World.

Lídia Correia studied Organ at Escola de Música do Conservatório Nacional where she accomplished level 8 with Professor Rui Paiva.

She also studied basso continuo with Cremilde Rosado Fernandes and organ with António Mota and António Esteireiro.

She holds a degree in Teaching Music (organ performance) by the Universidade de Aveiro, where she studied with Edite Rocha. Lídia Correia took courses and masterclasses with José Luís Uriol, Graham Barber, Nicholas Roger, Franz Stoiber, Hans-Ola Ericsson and Johannes Landgren.

As an organist, she has collaborated with several parishes of Santarém with liturgical assistance and she also performs at several events and concerts promoted by the conservatories where she teaches. She participated in the II Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão em Constância, in 2017, and the I Festival de Órgão de Santarém, in 2018. Also in 2018, Lídia Correia was part of the Coral Concórdia da Associação Concórdia Música, with a special emphasis on the Trinity te Deum by Eriks Esenvalds.

She has given organ lessons at the Conservatório de Música de Santarém and at the Conservatório Regional de Castelo Branco since 2010 and at the Conservatório de Música Choral Phydellius since 2016.

She had singing lessons with Isabel Bíu and José Carlos Xavier. She has also collaborated with multiple choral music associations, being the most recent collaboration with the Associação Concórdia Música on the worth mentioning projects "Ópera e Napolitanas", "Broadway" and "Concórdia World".

FÓS 2019 | Programa Visita Orientada