Sáb, 16 Nov 2019
21:30

Catedral de Santarém

Classificação Etária: Todos
Gratuito



Catedral de Santarém
Música

FÓS 2019 | Orquestra e Órgão

II Festival de Órgão de Santarém 2019
Programa Concerto Orquestra e Órgão 16 de Novembro

Catedral de Santarém, 21h30

Orquestra e Órgão

Orquestra Filarmonia das Beiras, direção Fernando Marinho

Laura Silva Mendes, órgão (Madeira)

I Parte

G. F. Handel (1685-1759), Messiah "Sinfonia"

Sérgio Azevedo (1968-) 5 Peças para Orquestra de Cordas

I - Entrada

II - Frottola

III - Dança de Côrte

IV - Grave

V - Alla Rustica

W. A. Mozart (1732-1809),

Sonata de Igreja Nº 6 órgão e cordas e Orquestra em Sib Maior, Kv 212

Sonata de Igreja Nº 9 órgão e cordas e Orquestra em Sol Maior, Kv 241

Sonata de Igreja Nº 4 órgão e cordas e Orquestra em Ré Maior, Kv 144

II Parte

J.S.Bach (1685-1750),Wer nur den lieben Gott lasst Walten, BWV 642

Pablo Hernandez (1834-1910), Elevación

Felix Máximo López (1742-1782), Sonata

J. Haydn (1756-1791), Concerto para órgão em Dó maior, Hob.XVIII:5

Orchestra and Organ Concert Programme 16th of November

Catedral de Santarém (Cathedral), 9:30 p.m.

Orchestra and Organ

Orquestra Filarmonia das Beiras, conducted by Fernando Marinho

Laura Silva Mendes, organ (Madeira)

Part I

G. F. Handel (1685-1759), Messiah "Sinfonia"

Sérgio Azevedo (1968-) 5 Pieces for String Orchestra

I - Beginning

II - Frottola

III - Court Dance

IV - Grave

V - Alla Rustica

W. A. Mozart (1732-1809),

Church Sonata Nº 6 organ and strings and Orchestra in B flat Major, Kv 212

Church Sonata Nº 9 organ and strings and Orchestra in G Major, Kv 241

Church Sonata Nº 4 organ and strings and Orchestra in D Major, Kv 144

Part II

J.S.Bach (1685-1750), Wer nur den lieben Gott lasst Walten, BWV 642

Pablo Hernandez (1834-1910), Elevación by Pablo Hernandez (1834-1910)

Felix Máximo López (1742-1782), Sonata by Felix Máximo López (1742-1782)

J. Haydn (1756-1791), Concerto for Organ in C Major, Hob.XVIII:5

Orquestra Filarmonia das Beiras

A Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB), criada no âmbito de um programa governamental para a constituição de uma rede de orquestras regionais, deu o seu primeiro concerto no dia 15 de dezembro de 1997, sob a direção de Fernando Eldoro, seu primeiro diretor artístico. Composta por 27 músicos de cordas, sopros e percussão é, desde 1999, dirigida artisticamente pelo Maestro António Vassalo Lourenço.

Norteada por princípios de promoção e desenvolvimento da cultura musical, através de ações de captação, formação e fidelização de públicos e de apoio na formação profissionalizante de jovens músicos, democratizando e descentralizando a oferta cultural, a OFB tem dado inúmeros concertos, além de desenvolver frequentes e constantes atividades pedagógicas (programas pedagógicos infanto-juvenis, cursos internacionais vocais, instrumentais e de direção de orquestra, etc.). Também sob estes princípios, apresenta, desde 2006, produções de ópera diversas (infantil, de repertório ou portuguesa).

Do seu repertório constam obras desde o Século XVII ao Século XXI, com particular importância à interpretação de música portuguesa.

The Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) − created during a governmental program for the establishment of a network of regional orchestras − had its first concert on the 15th of December 1997, under the guidance of Fernando Eldoro, who was the first artistic director. The orchestra is composed of 27 string, woodwind and percurssion musicians, and since 1999 has been conducted by António Vassalo Lourenço.

Aiming at the promotion and development of music culture by attracting, training and engaging audiences and supporting the professional training of young musicians, by democratizing and decentralizing the cultural offer, the OFB has been giving numerous concerts. It has also developed frequent educational activities (youth educational programmes, international vocal, instrumental and conducting courses, etc.). Under the same guidelines, the orchestra has presented the production of several operas (children, repertoire or Portuguese) since 2006.

Their repertoire goes from the 17th century to the 21st century, mainly focusing on the interpretation of Portuguese music.

Fernando Marinho

Diplomado pelo Conservatório de Música do Porto, Escola Superior de Música de Lisboa, Academia Nacional Superior de Orquestra, Conservatorium Maastricht (Holanda), estudou ainda na PAEDAK e BrucknerKonservatorium Linz (Áustria), enquanto bolseiro Erasmus. Frequentou masterclasses com destacados maestros, tendo estudado com Jean-Marc Burfin e Jan Cober.

Colaborou com a Orquestra Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Remix Ensemble, Orchestre d'Harmonie de Jeunes de l'Union Européenne, tendo trabalhado com reputados maestros, destacando-se Esa-Pekka Salonen, Lawrence Foster, Paavo Jarvi e Peter Rundel.

Apresentou-se a solo com orquestra e foi laureado em concursos a nível nacional e internacional. Atuou em Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Áustria, Inglaterra, Holanda e China.

Dirigiu várias orquestras e é maestro das Orquestras do Conservatório de Música do Porto e da Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional.

Desde outubro de 2018 é Diretor Artístico da Orquestra do Norte.

Fernando Marinho graduated at the Conservatório de Música do Porto, Escola Superior de Música de Lisboa, Academia Nacional Superior de Orquestra, Conservatorium Maastricht (The Netherlands) and he also studied at PAEDAK and BrucknerKonservatorium Linz (Austria) as an Erasmus student. He did masterclasses with distinguished conductors such as Jean-Marc Burfin and Jan Cober.

Fernando Marinho collaborated with the Orquestra Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Remix Ensemble, Orchestre d'Harmonie de Jeunes de l'Union Européenne, where he worked with renowned conductors such as Esa-Pekka Salonen, Lawrence Foster, Paavo Jarvi and Peter Rundel.

He performed solo with an orchestra and was awarded several prizes in national and international contests. He performed in Spain, France, Germany, Luxembourg, Austria, England, The Netherlands and China.

He conducted several orchestras and he is the conductor of the Orquestra do Conservatório de Música do Porto and the Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional.

Since October 2018 he has been the Artistic Director of the Orquestra do Norte.

Laura Silva Mendes

Nascida no Porto da Cruz, Ilha da Madeira, Laura Silva Mendes começou os seus estudos musicais na Associação Grupo Cultural Flores de Maio com seis anos de idade. Dois anos mais tarde, começou a estudar piano no Conservatório – Escola das Artes Eng° Luiz Peter Clode, em Machico, Madeira, com Emesse Szepesi e posteriormente com Iryna Kózina e órgão com Halyna Stetsenko no Curso Profissional de Instrumentista no Funchal. Em 2013, começou a Licenciatura em Piano no Conservatório Real de Antuérpia, na Bélgica, com Polina Leschenko. Tem-se apresentado frequentemente como solista e em formações de música de câmara na Sala Principal do Conservatório da Madeira, no Teatro Municipal Baltazar Dias, na Witte Zaal e na Blauwe Zaal no deSingel em Antuérpia. Em 2015 iniciou o seu mestrado em piano com Polina Leschenko e Eliane Rodrigues e simultaneamente a Licenciatura em órgão com Joris Verdin no Conservatório Real de Antuérpia. Durante esses anos, participou em masterclasses de órgão com João Vaz, Benjamin Righetti, Maurizio Crossi, Ludger Lohmann, Esteban Landart entre outros. Apresentou-se como organista em Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Grã- Bretanha. Em fevereiro de 2019, foi selecionada para participar na Academia ECHO em Bruxelas, e em julho participou no 55º Curso Internacional de Música do Estoril na Sé Patriarcal de Lisboa com Michel Bouvard.

Laura candidatou-se com êxito ao Royal College of Music em Londres, onde prosseguirá os seus estudos de órgão com David Graham e Shopie-Veronique Cauchefer-Choplin.

Laura Mendes was born in Porto da Cruz, Madeira. She started studying music at the Associação Grupo Cultural Flores de Maio when she was 6. Two years later, she started studying piano at the Conservatório – Escola das Artes Eng° Luiz Peter Clode, in Machico, Madeira, with Emesse Szepesi and later with Iryna Kózina and organ with Halyna Stetsenko during the Instrumentalist Professional Course in Funchal. In 2013, she entered a degree in Piano at the Conservatório Real de Antuérpia, in Belgium, with Polina Leschenko. Laura Mendes has been performing as a soloist and also at chamber music courses at the Sala Principal of the Conservatório da Madeira, at the Teatro Municipal Baltazar Dias, at the Witte Zaal and the Blauwe Zaal deSingel in Antwerp. In 2015, she entered a Masters in Piano with Polina Leschenko and Eliane Rodrigues and, at the same time, she entered a degree in Organ with Joris Verdin at the Royal Conservatoire Antwerp. During these years, she participated in organ masterclasses with João Vaz, Benjamin Righetti, Maurizio Crossi, Ludger Lohmann, Esteban Landart and others. She performed as organist in Portugal, France, Germany, Belgium, The Netherlands and Great Britain. In February 2019, she was selected to participate at the ECHO Academy in Brussels, and in July she participated in 55th International Estoril Music Contest at the Sé Patriarcal de Lisboa, with Michel Bouvard.

She successfully applied to the Royal College of Music in London, where she will further continue her organ studies with David Graham and Shopie-Veronique Cauchefer-Choplin.

FÓS 2019 | Orquestra e Órgão