Sex, 05 Ago
21:30
a Dom, 07 Ago 2022
19:30

Centro Histórico

Gratuito



Centro Histórico
In Santarém

III Festival de Estátuas Vivas de Santarém

Verão In.Str 2022

III Festival de Estátuas Vivas de Santarém “In-Estátuas”

Sex a Dom, 5 a 7 ago

Sex e Sáb 21h30-23h30

Dom 17h30-19h30

Ruas do Centro Histórico / Artes de Rua

In.Estátuas, o Festival de Estátuas vivas de Santarém conta já com duas edições anteriores: “4 mundos” em 2018 e “1 Passeio, muitas histórias” em 2019.

Este ano nos dias 5,6 e 7 de Agosto (2022), com “Cultura, História e Mitologia” o In.Estátuas promete mais uma vez encher e alegrar as ruas do centro histórico de Santarém com a apresentação de 20 Estátuas Vivas.

A edição deste ano terá um componente especial que será a inclusão e atuação de vários participantes das residências artísticas “Valoriz´Arte” que decorreram em 2021 em 10 municípios da Lezíria do Tejo: Alpiarça, Almeirim, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Nestas residências/workshops os participantes mergulharam no mundo das estátuas vivas durante 4 dias, aprendendo várias técnicas de construção de figurinos, caracterização, imobilidade, apresentação e construção de personagens. Ao quinto dia de cada residência todos os participantes tiveram oportunidade de atuar pela primeira vez diante do público em mini-eventos em cada município, todos eles um sucesso!

Em cada residência foi construído um personagem/figurino e a idealização da sua performance de raiz. A escolha dos personagens e a sua temática foi personalizada para cada Município.

Os visitantes irão desta forma presenciar fortes influências da história e cultura local assim como a mitologia deixada pela cultura Romana.

Alguns exemplos vão da recriação do busto de Freire Braamcamp elaborado em Santarém, o retrato a sépia da “Cachopa” elaborado em Almeirim e a representação da Tríade da Mitologia Romana (Minerva, Mercúrio e Baco) elaborados em Coruche, Rio Maior e Cartaxo.
III Festival de Estátuas Vivas de Santarém