Sáb, 27 Ago
18:30

Jardim de Cima

Gratuito



In Santarém

AntiPrincesas - Clarice Lispector

Verão In.Str 2022

18h30 – Jardim de Cima / Teatro // AntiPrincesas - Clarice Lispector

Sinopse: Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, numa aldeia que não figura no mapa de tão pequena e insignificante. Os seus pais fugiram da guerra e foram parar ao Brasil, onde Clarice cresceu e se tornou uma grande escritora. Escrevia sobre os mistérios do universo e da alma humana, mas também sobre galinhas fugitivas, coelhos pensantes e um cachorro que comia cigarros.

Sobre o projeto: O Ciclo Antiprincesas foi inicialmente composto por uma série de quatro espetáculos criados por Cláudia Gaiolas a partir da coleção de livros Antiprincesas, editada pela Tinta da China e pela EGEAC, sobre mulheres que marcaram a história. A pintora mexicana Frida Kahlo, a compositora e cantora chilena Violeta Parra, a militar boliviana de origem indígena Juana Azurduy e a escritora brasileira Clarice Lispector, são mulheres sem coroas, que não viveram em castelos e não tinham superpoderes, mulheres comuns, heroínas na vida real que desafiaram os cânones e revolucionaram o mundo através da arte, literatura ou política.

Foram mulheres lutadoras, independentes e apaixonadas. A evocação destas verdadeiras heroínas vem sublinhar a evidência que a vida não é um «conto de fadas», que vale a pena enfrentar dificuldades e lutar por aquilo em que acreditamos.

Ficha Técnica

Direção e interpretação Cláudia Gaiolas | Assistência de direção Leonor Cabral | Dramaturgia Alex Cassal | Cenografia e figurinos Ângela Rocha | Desenho de luz Daniel Worm | Fotografia José Frade | Produção executiva Armando Valente | Co-rodução Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser e São Luiz Teatro Municipal | Uma encomenda São Luiz Teatro Municipal e Programação em Espaço Público, a partir da coleção Antiprincesas, edição de parceria entre a Tinta-da-China e a EGEAC. Integrado na programação Lisboa na Rua.
AntiPrincesas - Clarice Lispector